Massagem

  

     Massagem é o conjunto de movimentos que se faz manualmente ou com a ajuda de aparelhos sobre os tecidos do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos e articulações com o intuito de estimular a circulação, a mobilidade e a elasticidade. É conhecida também por massoterapia por ser uma forma de terapia.

   A massagem pode ser empregada para curar traumas físicos, aliviar stress psicológico, controlar a dor, melhorar a circulação e aliviar a tensão. Apesar de existirem vários tipos de massagem, existem dois grandes grupos que se destacam: as massagens com óleo e as massagens “secas”. No oriente faz parte da cultura há mais de seis mil anos. Desde 1800 a. C, os egípcios antigos, budistas, persas e japoneses usavam a massagem no tratamento de várias doenças. Popularizou-se nos EUA, Europa e Brasil.

   O ambiente para aplicação da massagem precisa ser tranqüilo, sem ruídos que possam distrair e com som rítmico baixo. A pessoa precisa estar confortável e relaxada. Para as mãos deslizarem com maior facilidade, são utilizados o óleo mineral, glicerina, óleo de coco, cremes.

   Atualmente existem massagens para bebês, idosos, massagens cosméticas. A massagem já está presente em algumas organizações, como forma de incentivo oferecido aos seus colaboradores.

   Alguns estados físicos e mentais, como dor de cabeça, enxaqueca, dor nas costas, problemas musculares e circulatórios, fadiga, depressão, insônia, são comuns hoje em dia devido o stress da vida agitada, podem ser tratados com a massagem terapêutica.

Fonte: http://www.brasilescola.com/educacaofisica/massagem.htm

Na busca do conhecimento, todos os dias algo é adquirido,
Na busca do Tao, todos os dias algo é deixado para trás.
E cada vez menos é feito
até se atingir a perfeita não-acção.
Quando nada é feito, nada fica por fazer.

Domina-se o mundo deixando as coisas seguirem o seu curso.
E não interferindo.